O nascimento do Projeto
No conteúdo de Ciências, estudamos as partes das plantas: raiz, caule, fruto, folha, flor e semente. E suas respectivas funções
No livro, há uma ilustração de um abacate aberto, mostrando sua grande semente. Ao realizarmos as atividades propostas, as crianças viram o abacate e sugeriram:
Ana Luzia: "Eu tenho acabate lá em casa. Posso trazer a semente?"
Klaus: "Também tenho, prô. Posso trazer?"
Professora: "Pode sim"
Ana Beatriz: "Posso trazer um acabate?"
Professora: "Se decidirmos trazer o acabate podemos prepará-lo aqui na escola. Como vocês costumam comer o abacate?"
Beatriz: "Eu como picadinho com açúcar."
Ana Beatriz: "Meu pai abre o abacate, tira a semente, põe açúcar e a gente come."
Juliana: "Quando eu era bebê, minha mãe fazia para mim, batido com leite."
Ana Luiza: "Minha avó sabe fazer o bolo de abacate. É muito bom!"
Professora: "Então, podemos combinar: amanhã a Ana Luiza e o Klaus trazem o abacate, eu trago o liquidificador, açúcar e leite e podemos fazer a vitaminas de abacate e comê-lo picado e amassado. O que vocês acham?"
Crianças: "É! Vamos! Legal!
Professora: "O bolo deve ser mais difícil de fazer e um dia quando puder a vovó da Ana faz e ela traz para gente!"
Ana Luiza: "É... mas ela já morreu""
Professora: "Bom, então fazemos a vitamina e picadinho"
E assim, ficou tudo combinado.
No outro dia, Ana Luiza trouxe dois abacates e a professora os demais ingredientes.
As crianças provaram e gostaram da vitamina e do abacate picado.
Primeiro experimentaram picado sem açúcar, depois com açúcar e a vitamina. Preferiram esta última.
Todos gostaram, até as crianças que não tinham este hábito e estavam receosos. Acabaram provando e gostando!
Nenhum comentário:
Postar um comentário